top of page

Código do Talento, de Daniel Coyle.

 

Neste livro o autor faz uma viagem fantástica em diversas “fábricas de talentos ” à volta do Mundo, para verificar o que eles fazem de diferente, porquê? e de que forma esses talentos são formados. O livro traz uma visão científica da formação de talentos suportada por estudos no âmbito da Psicologia cognitiva e das neurociências, e prova que, o talento não é inato, ou seja, é fundamentalmente desenvolvido ao longo da vida, revolucionando o conceito mais comum de talento, e dizendo que o que temos inato é apenas o potencial para algo.

 

Neste livro o tema talento, é dissecado e entendido através de uma compilação de estudos como algo relativavamente complexo mas traduzido de forma iacreditavelmente inteligivel por Danyel Coyle.

 

O Talento, influenciado fundamentalmente por o meio envolvente (educação na sua versão mais holística), só ao alcance daqueles que, assumem um compromisso, descobrem o Maestro para dirigir o percurso, percurso esse que passa por um modelo de treino de especialização, que deve ser cirúrgico nos desafios propostos, em paralelo é essencial que o educando se proponha a assumir o estatuto do mais interessado na sua evolução (autonomia), desenvolvendo a estrutura da memoria, a um nível que lhe permita acumular informação vital, a uma velocidade que não está ao alcance de todos, e por ultimo, o cerne deste fenómeno; aprender a treinar intensivamente, intencionalmente, algo que só é possível para aqueles que se entregam a um processo de auto-analise\auto-correcção constante (fúria de Mestria), elevando desta forma o seu consciente a um estatuto de Mestre em regime de permanência.

 

Neste o autor concentra-se em três pilares: Treino Profundo, Ignição e o Grande Treinador; a) Treinamento Profundo: a prática certa, o treino orientado e focado leva a grandes resultados, onde defende que, não basta simplesmente treinar, precisamos treinar no limite buscando a perfeição. b) Ignição: qual o nosso motivador para uma mudança e para o foco em atingir um objectivo. É preciso energia e paixão para sair do campo da obrigatoriedade, assim como sair da zona de conforto. c) O Treinador: todos precisam de orientação, porém esse treinador citado é aquele que se consegue conectar com o aprendiz, gerar um vínculo com o mesmo e trabalhar as particularidades de cada um.

 

O autor também fala sobre a Mielina, um isolante natural que é um mecanismo neurológico no qual certos padrões de treinamento direccionados constroem uma habilidade\talento.

 

A certa altura no livro o autor menciona que; não é a prática que leva a perfeição, e sim a prática certa, que pore sua vez levará a Mielina a isolar e a fortalecer o impulso\sinal nervoso(que corre através de determinaods cursos de neuronios), este fenómeno sim, conduz à perfeição, com o treinamento profundo e constante, vamos formando esse isolante em nossos neurónios, garantindo que velocidade de transmissão seja aumentada absurdamente de 3km/h para 320km/h, essa é a explicação científica (neurociências) para formação do Talento.

 

O autor visitou escolas de talentos em torno do Globo, no Brasil, pais do futebol, foi à Rússia verificar a formação de tenistas, à Coreia do Sul para ver a formação de golfistas, entre outras escolas.

 

O Livro também traz uma grande quantidade de pesquisas e comprovações sobre escolas de talentos nas mais diversas áreas desde as Escolas de Atenas 440 a 380 A.C., Florença de 1440 a 1490 (Guildas) e a de Londres 1570 a 1640, o conceito Toyota e assim por diante.

 

O livro passa a ser espectacular, pois consegue demonstrar que nada é por acaso nesse tema de desenvolver pessoas, tudo é possível quando essas pessoas estão motivadas para tal, essa motivação pode ser accionada de diferentes maneiras, e é vital para o processo de formação de talento.

 

Acreditamos que este livro deva ser leitura obrigatória para todos os profissionais de Recursos Humanos, Atletas, Professores, Treinadores, Lideres, Psicólogos, Gestores, enfim todos os indivíduos ligados ao tema formação de pessoas.

  • w-facebook
bottom of page